Pages

Tecnologia do Blogger.

sábado, 15 de junho de 2013


         Sequência didática construída a partir do texto "Avestruz" de Mário Prata, elaborada e apresentada durante o encontro presencial.


Texto: Avestruz- Mário Prata.
Público Alvo - 6º Ano
Tempo Previsto - 6 a 8 aulas
Conteúdos- Traços característicos da crônica, síntese das capacidades de leitura, gêneros e progressão em expressão oral e escrita.
Competências e Habilidades - Explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Trabalho Lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, músicas, etc
Recursos - Cópia do texto, uso do data show para reprodução de slides.
Avaliação - Produção de um texto em grupo.
1ºPasso: Antes da leitura trabalhar o conceito de crônica, apresentando suas características e, ainda, retomando os elementos da narrativa. Ativação dos conhecimentos prévios com questões como: O que é um avestruz? Quem já viu um? Como é? Quem tem pet? Quais os cuidados com o pet?
2º Passo:Antecipação ou predição de conteúdos e propriedades do texto.
              *Apresentação do título.
              * Questionar a turma sobre o que esperam encontrar em um texto com tal título.
3ºPasso: Leitura do texto pelo professor com acompanhamento da turma(o texto ilustrado com fotos no data show)
4ºPasso: Levantamento, com a turma ,dos elementos da narrativa no texto.
5ºPasso: Atividades de análise do texto com questões que abordem os motivos para o garoto querer um avestruz. Onde vivem as personagens? Por que razão a mãe quer demovê-lo da ideia de ter um avestruz? Que animal seria o pet ideal?Quais motivos levaram o garoto a desistir do avestruz e porque trocou o avestruz por gaivotas e urubus?
6ºPasso: Questionar os usos das expressões:menopausa, dpm, gigolô no texto.
7ºPasso: Trabalhar a intertextualidade, apresentando  letra da música “Avestruz” de Dé Di Paula e Zé Henrique. Comparar as informações referentes às características do avestruz com as informações das letras da música.

 8ºPasso: Avaliação. Produção de um texto em grupo apresentando o que aprenderam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário